Voltaire ajuda

Voltaire ajuda

sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Dois de Setembro de 2016.

Encontros Inesperados
E Voltaire vai encontrar um Padre Malebranche entre os simpáticos Quacres ingleses: somos peças de Deus, mas peças livres; vamos então escolher viver em Deus.
Tenho que contar essa história direito. Voltaire não encontrou o Malebranche do outro lado do Canal da Mancha, encontrou um quacre inglês que fez reflexões teológicas que se assemelhavam muito com os pensamentos do Padre Malebranche. Aí Voltaire ficou espantado.
Eu tinha que contar aqui que Voltaire era francês e estava exilado na Inglaterra e que teve sempre muitas reservas a respeito da metafísica, achava que em geral era arrogância e inúteis aquelas reflexões sobre assuntos que estavam tão distantes da ciência (que já era uma coisa bem limitada) e da sempre modesta vida humana. Eu tinha. Vou fazer isso algum dia.

Contágio
Carrascos da prisão tornaram-se discípulos, pois e fato notório que entusiasmo é contagioso. É o que conclui Voltaire ao ouvir mais uma história interessante do quacres ingleses. Um deles tinha sido preso por heresia ou algo do tipo, e lá na masmorra acabou convertendo alguns dos guardas que o vigiavam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, tudo jóia?
Escreva um comentário e participe.