Voltaire ajuda

Voltaire ajuda

terça-feira, 13 de setembro de 2016

13 de setembro de 2016

Humanidade Tomando Vergonha na Cara
O que é a genialidade? Uma definição de Arthur Schopenhauer, lembra Nietzsche, nos enche de otimismo quanto aos caminhos de nossa humanidade tão perdida e machucada.
É assim, Schopenhauer escreve que a genialidade é lembrar vivamente e coerentemente o que nos aconteceu. A memória que pulsa e racionaliza, entendem? Não é apenas lembrar, mas viver e raciocinar a respeito. Bem, afirma Friedrich Nietzsche, a nossa época se distingue das outras épocas pelo esforço incessante em entender a evolução histórica. A modernidade quer porque quer saber como a história funciona e como tudo muda e como é essa evolução afinal. Bom, este esforço lembra Nietzsche, com Schopenhauer, não deixa de ser um sinal que a humanidade esta querendo melhorar.
Olha aí: uma noticia boa!

500 a. C.
Buda, Pitágoras e Confúcio. Foi uma época rica e foi quando a humanidade descobre o caminho da razão. Foi ali, foi mais ou menos naquele instante. 500 a. C.

Uma observação interessante de Joseph Campbell nos faz e logo em seguida, mantendo a classe e a discrição, ele lamenta que os políticos estejam tão gananciosos. Acho que ele se referia especificamente aos políticos estadunidenses, mas podemos ampliar esse lamento aos nossos políticos aqui no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, tudo jóia?
Escreva um comentário e participe.