Voltaire ajuda

Voltaire ajuda

segunda-feira, 29 de agosto de 2016

29 de agosto de 2016.

Sabedoria e Otimismo
Não é fácil ser sábio e ser alegre. Já mencionei que o Leandro Karnal já declarara que muita consciência nos paralisa covardemente. Em “Pais e Filhos” Ivan Turguêniev escrevera: “Quem sabe muito envelhece depressa” e em algum lugar da Bíblia é mencionado que quem aumenta em sabedoria acaba aumentando o seu próprio sofrimento. Ainda na Bíblia é interessante lembrar-se do nome da árvore em que o fruto proibido estava, na historia de Adão e Eva. Eis, porém, que Nietzsche aparece aqui e diz que não precisa ser assim.

Nietzsche sonha com um mundo em que todos estudem e estudem muito e que todos tenham fé no progresso.

E por fim Nietzsche sonha com um novo tipo de mestre:
Clérico + Artista + Médico + Mundano + Sábio = Um novo tipo de mestre.
Certa santidade, certa espiritualidade.
A liberdade criativa.
O dom de curar nossas dores.
Os pés e as mãos sujos da terra e a pele queimada de sol. O suor.
E que tenha muito a ensinar.

Capitalistas Brasileiros
Socialistas não podem usar Iphone, diz um grupo de humoristas no FaceBook; ao que a gente pode responder: os capitalistas brasileiros não podem usar o Governo Federal como usam. Quem é o incoerente aqui? Veja o que o Lúcio Flávio Pinto encontrou ao visitar, em março de 1988, o auditório da Associação Comercial do Pará.

Era uma bolsa de ações de empresas que recebiam colaboração financeira dos incentivos fiscais administrados pela Sudam (Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia). Bolsa de ações? Ali tudo era vazio e silencioso! Nada de uma multidão de homens e mulheres com dois telefones sendo usados ao mesmo tempo, enquanto gritam e jogam papeis ao alto. É o que se imagina quando se fala em bolsa de valores, não é? Mas ali já estava tudo terminado. Ah, os incentivos do Governo Federal! Não vou dar detalhes porque a coisa ali é complicada de resumir e porque eu quero que vocês leiam o Lucio Flavio Pinto em primeira mão. Mas posso aqui dizer o básico: círculo vicioso e ninguém querendo lembrar-se de dar lucro para o povão.


Capitalismo assim é fácil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, tudo jóia?
Escreva um comentário e participe.