É sério isso: antes de chamar esses povos simples em suas cabanas e cavernas de "selvagens" e "brutos"; temos que considerar a herança que nos legaram.
Selvagens transmitem aos filhos a sua cultura, os hábitos e as instituições que a tribo contém. Essa transmissão não é coisa pouca. É muito.
PRIMITIVOS e os LITERÁRIOS
Uma sugestão de termos a serem usados, por Will Durant.
Pensar no dia de amanhã e guardar o excesso de comida pode ser sinal da ansiedade e origem da propriedade privada; mas também é uma das origens da civilização. Planejar e prevenir.
Suprema sabedoria seria: só preocupar-se quando preciso.
As habilidades manuais dos povos primitivos! Um desses momentos em que podemos dizer de verdade: exagerar nos elogios aqui é impossível!
Caçávamos e caçamos. E gostamos disso. Organização que esta na origem da economia e da estrutura do Estado. Caça e riqueza.
Um dia chegará que o humano não dará motivos de hostilidade e de medo aos seus irmãos da natureza. A qual o humano deve respeito e cuidado.
Saber diferenciar a atividade que faz parte da natureza humana e existe enquanto existir humanos e aquilo que é apenas estágios de desenvolvimento econômicos e esta sempre mudando radicalmente.
A caça faz parte do primeiro elemento.
Aquele filhote selvagem foi trazido para cabana para brincar com as crianças. Cresceu e ninguém se lembrou de comê-lo. Era o início da domesticação de gato, cachorros e outros.
As mulheres deram o maior presente que já houve no mundo econômico: o nascimento da agricultura.
[ Uma vez assisti a uma palestra do Mário Sérgio Cortella em que ele mencionava uma das poucas regras que na Ordem de São Benedito causavam a expulsão imediata de quem a descumprisse: a regra 39, a que reza que é proibido a um monge ficar resmungando.
Pois, pois na minha casa isso é quase obrigação e tradição ]
PROVISÃO
PROVIDÊNCIA
PRUDÊNCIA
resumindo: SEJA AMIGO DO TEMPO
Fala + Agricultura + Escrita
A incerteza quanto ao futuro aumentou o tamanho de nossos olhos e barrigas: somos onívoros.
Canibalismo sofisticado.
A descoberta do fogo organizou o nosso comer.
"Temos que respeitar nossas recíprocas ilusões." - Will Durant.
O fogo ajudou o humano a vencer o seu mais poderosos inimigo daqueles primeiros tempos: a escuridão.
(Assim, não é? Oficialmente. Oficialmente. A escuridão tem muitas máscaras, mas felizmente o fogo também.)
Fogo foi usado de mil maneiras, incluindo ser objeto de fé.
"... porque a maior parte da história é suposição e o resto é preconceito ..." - Will Durant.
Esquimós maravilhosos.
De repente eles resolviam praticar um jogo. Um grupo se reunia e ia para um lugar afastado pensar em problemas e quem desse a solução melhor o jogo ganhava.
Esquimós maravilhosos!
Levar um ano tecendo um único vestido. Harmonia com o tempo é algo que seria interessante perguntar como essas mulheres das Ilhas de Aleutas, conseguiram.
Argila.
Onde a natureza acaba?
Porcelanas da China e as telhas de Nínive.
Algumas tribos produziam um produto melhor que outra tribo. Produziam mais. Nasce a troca, nasce o comércio. Legal que alguns nomes tem origem nessa época antiquíssima e estão relacionados à habilidade especial que determinada tribo tinha. Por exemplo: Potter pode ter origem em uma tribo que sabia fazer óleo ("Potter" em inglês) e vendia para os vizinhos. Uma boa hipótese essa.
A origem da moeda é bem recente ("recente" em se tratando do período histórico aqui) e surge só depois que a mineração entra em cena. Antes era troca. A cabeça de gado era o favorito para a troca.
ca ca ca cabeça de gado ca ca capital. rs rs Mais ou menos por aí.
A escrita nasce quando muita coisa já estava pronta e madura.
Obrigado, Will Durant!
"Os lulistas reclamam da imprensa. Não entendo o motivo. Lula já teria sido deposto se jornais, revistas e redes de televisão não estivessem tomados por seus partidários."
OBSERVATÓRIO DE IMPRENSA - Diogo Maianardi
(Revista Veja em sua edição de 7 de dezembro de 2005.)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá, tudo jóia?
Escreva um comentário e participe.