Voltaire ajuda

Voltaire ajuda

segunda-feira, 4 de maio de 2015

Origem do Harry Potter e o Diogo que vê lulistas

Humildade. Humildade com os povos simples, eles fizeram a parte mais difícil da história da civilização. A mudança mais radical foi obra deles! Da Grécia e Roma antiga até os dias de hoje, podemos dizer, apenas acrescentamos alguns toques de verniz: um pouco de beleza e algumas palavras.
É sério isso: antes de chamar esses povos simples em suas cabanas e cavernas de "selvagens" e "brutos"; temos que considerar a herança que nos legaram.

Selvagens transmitem aos filhos a sua cultura, os hábitos e as instituições que a tribo contém. Essa transmissão não é coisa pouca. É muito.

PRIMITIVOS e os LITERÁRIOS
Uma sugestão de termos a serem usados, por Will Durant.

Pensar no dia de amanhã e guardar o excesso de comida pode ser sinal da ansiedade e origem da propriedade privada; mas também é uma das origens da civilização. Planejar e prevenir.

Suprema sabedoria seria: só preocupar-se quando preciso.

As habilidades manuais dos povos primitivos! Um desses momentos em que podemos dizer de verdade: exagerar nos elogios aqui é impossível!

Caçávamos e caçamos. E gostamos disso. Organização que esta na origem da economia e da estrutura do Estado. Caça e riqueza.

Um dia chegará que o humano não dará motivos de hostilidade e de medo aos seus irmãos da natureza. A qual o humano deve respeito e cuidado.

Saber diferenciar a atividade que faz parte da natureza humana e existe enquanto existir humanos e aquilo que é apenas estágios de desenvolvimento econômicos e esta sempre mudando radicalmente.
A caça faz parte do primeiro elemento.

Aquele filhote selvagem foi trazido para cabana para brincar com as crianças. Cresceu e ninguém se lembrou de comê-lo. Era o início da domesticação de gato, cachorros e outros.

As mulheres deram o maior presente que já houve no mundo econômico: o nascimento da agricultura.

[ Uma vez assisti a uma palestra do Mário Sérgio Cortella em que ele mencionava uma das poucas regras que na Ordem de São Benedito causavam a expulsão imediata de quem a descumprisse: a regra 39, a que reza que é proibido a um monge ficar resmungando.
Pois, pois na minha casa isso é quase obrigação e tradição ]

PROVISÃO
PROVIDÊNCIA
PRUDÊNCIA
resumindo: SEJA AMIGO DO TEMPO

Fala + Agricultura + Escrita

A incerteza quanto ao futuro aumentou o tamanho de nossos olhos e barrigas: somos onívoros.

Canibalismo sofisticado.

A descoberta do fogo organizou o nosso comer.

"Temos que respeitar nossas recíprocas ilusões." - Will Durant.

O fogo ajudou o humano a vencer o seu mais poderosos inimigo daqueles primeiros tempos: a escuridão.
(Assim, não é? Oficialmente. Oficialmente. A escuridão tem muitas máscaras, mas felizmente o fogo também.)

Fogo foi usado de mil maneiras, incluindo ser objeto de fé.

"... porque a maior parte da história é suposição e o resto é preconceito ..." - Will Durant.

Esquimós maravilhosos.
De repente eles resolviam praticar um jogo. Um grupo se reunia e ia para um lugar afastado pensar em problemas e quem desse a solução melhor o jogo ganhava.
Esquimós maravilhosos!

Levar um ano tecendo um único vestido. Harmonia com o tempo é algo que seria interessante perguntar como essas mulheres das Ilhas de Aleutas, conseguiram.

Argila.

Onde a natureza acaba?

Porcelanas da China e as telhas de Nínive.

Algumas tribos produziam um produto melhor que outra tribo. Produziam mais. Nasce a troca, nasce o comércio. Legal que alguns nomes tem origem nessa época antiquíssima e estão relacionados à habilidade especial que determinada tribo tinha. Por exemplo: Potter pode ter origem em uma tribo que sabia fazer óleo ("Potter" em inglês) e vendia para os vizinhos. Uma boa hipótese essa.

A origem da moeda é bem recente ("recente" em se tratando do período histórico aqui) e surge só depois que a mineração entra em cena. Antes era troca. A cabeça de gado era o favorito para a troca.
ca ca ca cabeça de gado ca ca capital. rs rs Mais ou menos por aí.

A escrita nasce quando muita coisa já estava pronta e madura.
Obrigado, Will Durant!

"Os lulistas reclamam da imprensa. Não entendo o motivo. Lula já teria sido deposto se jornais, revistas e redes de televisão não estivessem tomados por seus partidários."
OBSERVATÓRIO DE IMPRENSA - Diogo Maianardi
(Revista Veja em sua edição de 7 de dezembro de 2005.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, tudo jóia?
Escreva um comentário e participe.