Voltaire ajuda

Voltaire ajuda

domingo, 9 de setembro de 2012

HAVIA UM ESTETOSCÓPIO AQUI


“Mais mentiras que sonhos neste mundo?” É o que eu teria escrito, mas acho que seria exato se escrevesse: “Existem mais verdades do que mundos, mais certezas do que perguntas e mais dogmas que liberdade”. Isso tudo é muito doente, mas Nietzsche é um médico. E, leitoras e leitores, vocês vão querer participar deste tratamento. Mas é bom avisar: em vez de estetoscópio, Nietzsche usa martelos.

Parece chato, parece complicado. Para ser sincero, aquilo tudo cheira a matemática! Empresa tal compra empresa tal, o investimento é tal, a porcentagem é outro tal... Números, nomes difíceis de decorar... Sem falar que, é claro, as aparências enganam e você deve ficar alerta para não ser enganado. Tanto dinheiro em jogo, tantos desejos de poder na arena... Mas Lúcio Flávio Pinto ensina que não há outro jeito: a gente tem que ler todos aqueles documentos, balanços de empresas, diários oficiais e bláblá... No meio de toda aquela bagunça pode estar a preciosa... verdade!

Um bom livro é um espelho ou um farol?

Os filósofos falam uma coisa. Isso significa moda. Pessoas elogiando e atacando. Pessoas acrescentando os seus pontos de vistas e pessoas querendo o silêncio. Coisas são ditas e outras deixam de ser ditas, não se esqueçam disso!

“O parlamentarismo é, para o Brasil, desde que a opinião pública esteja suficientemente preparada e haja maior doutrinação da classe política, o sistema político ideal. Porque o presidencialismo no Brasil levará fatalmente o país sempre à ditadura, aos governos militares.” – Tancredo Neves, Um Liberal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, tudo jóia?
Escreva um comentário e participe.