Voltaire ajuda

Voltaire ajuda

sexta-feira, 2 de março de 2012

O SECTÁRIO ESQUECIDO E O PACOTE ALIENÍGENA!

Descobrir como impor limites ao seu dinheiro e aos seus desejos. Uma vida sem paixão e sem ansiedade é uma vida longa.

A cerimônia do batismo. Descobrir suas origens. O quaker com quem Voltaire conversou disse que era uma cerimônia judaica. Voltaire era anti-semita e reagiu com ironia. Triste esse aspecto de Voltaire, falarei mais sobre isso quando comentarei as críticas de Voltaire ao grande Blaise Pascal. A coisa ali ficou feia! De qualquer forma, a cerimônia do batismo merece um olhar.

O que você ganha discutindo com um “entusiasta”? Pergunta Voltaire. Hoje diríamos “sectário”. Quer dizer, apenas alguns diriam isso. A maioria diria “radical”. O problema é que isto esta errado. Radical é um teimoso inteligente e se você discordar dele, o que acontece é uma boa discussão. Um sectário, por outro lado, é um violento e se você discordar dele, o que acontece é que ele vai querer bater em você.
A imprensa tem culpa se a maioria das pessoas troca “sectário” por “radical”. O problema é ser sectário, ô caramba! Mas como também é “errado” ter ideologia... Se uma pessoa acredita em um pacote de valores e idéias... Parece que essa pessoa é perigosa e veio de outro planeta! Senhoras e senhores, isso é muito errado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, tudo jóia?
Escreva um comentário e participe.