Voltaire ajuda

Voltaire ajuda

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

VIOLÊNCIA INTELECTUAL 1

Então David Hume era um teísta? Tanto quanto Karl Marx era capitalista selvagem! Isso é medo de enfrentar pensadores profundos. Isso é coisa de criança.

(risos)
Classificar "adversários" intelectuais é algo bastante comum. É frequente ouvirmos: "Esquerdista!", "Direitista!", "Fascista!"...  Mais recentemente temos termos como "Gayzismo" e"Abortismo", usados por pessoas mais conservadoras para atacar os diretos civis de homossexuais e mulheres.

Temos que ser honestos e ficar atentos quando estamos sendo legítimos ao usar rótulos. Você compreendeu bem o que o outro disse? Conhece-o suficientemente para poder classificá-lo?

Classificar alguém é limitá-lo muito, muito mesmo. Acho que é quase sempre injusto FAZER ISSO e PARECE SER ALGO usado para escapar das discussões.

Quem chamou David Hume de "teísta"? Uma comunidade de religiosos do Orkut que atacam os ateus. O trem lá é feio, bem violento nas palavras. Fico longe para não sentir choque ao ver tanta ignorância e preconceito.

Mas o final é feliz. Se religiosos que se comportam como fanáticos chamam David Hume de teísta, ele que foi um dos mais brilhantes ateus da história, isso é um elogio sem comparação. Como é mesmo o ditado? "Se não pode vencê-los...

NOTA do dia 12 de fevereiro de 2011:
Acho que devia acrescentar algo aqui, para melhorar a compreensão deste texto.
Se você chama David Hume de "teísta", parece sugerir que os argumentos deste filósofo que são contrários à existência dos milagres ou apontam dificuldades para demonstrar a existência de Deus; não são válidos.
É tolo pensar assim, mas em um debate ao vivo pode "funcionar".
- De acordo com o trabalho de Hume...
- Hume na verdade era teísta!
- mas este argumento...
- Hume era teísta!
- ... você esta me escutando?...
- Hume era teísta! Hume era teísta!

Parece engraçado de mais para ser verossímil, mas acontece...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, tudo jóia?
Escreva um comentário e participe.