Voltaire ajuda

Voltaire ajuda

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

EGOÍSMO É EGOÍSMO

Podemos ser forçados a ser bondosos? Podemos ser bondosos por egoísmo?

Político italiano andou dizendo que os países europeus deveriam ajudar os países árabes. Muitos destes países são pobres e ultimamente andam fervilhando com o povo nas ruas pedindo mudanças.

Ocorre que a Europa anda recebendo muitos imigrantes vindo dos países árabes. A Itália em especial anda enfrentando dificuldades. Não sei muitos detalhes, mas parece mesmo uma "invasão bárbara". A "generosidade" pedida pelo político italiano é suspeita.

A Europa já não é tão rica como antes e muitos desses imigrantes não estão se integrando de maneira tão harmoniosa às sociedades em que se dirigem. Temos pobreza e tensão social.

Mas...
A Europa já enfrentou isso. Aliás, parece que ela sempre enfrentou isso. E nem sempre foi assim tão traumático. Os países europeus já souberam tirar proveito desses imigrantes. Muitos imigrantes "bárbaros" ajudaram a formação de toda glória do continente europeu. Basta consultar a história, lá tem muitos exemplos felizes.

Falta dinheiro à Europa para acolher tantos imigrantes? Sim, mas também falta uma nobreza e uma inteligência de espírito para receber estes imigrantes. E uma generosidade verdadeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, tudo jóia?
Escreva um comentário e participe.