Voltaire ajuda

Voltaire ajuda

sábado, 29 de janeiro de 2011

PERCY LAVON JULIAN


Percy Lavon Julian, um nome fundamental para a Química e exemplo de força para todos.
 Não bastou ser um dos maiores cientistas do mundo, ele tinha que ser e fazer mais. Além de dominar a Química Orgânica, tinha que driblar o racismo e a inveja. Não era fácil ser Percy Lavon Julian! Os Estados Unidos também esquecem seu heróis.

Foi quinta-feira passada, 27 de janeiro de 2011. Assisti a um grande trecho de um documentário no Canal Futura chamado "O Gênio Esquecido". Era sobre a vida de Percy Lavon Julian. Conheci um pouco da vida de um dos maiores químicos da história, nome central da indústria química do século XX.Foi sorte, eu estava mudando de canal e fui feliz pois a imagem da antena parabólica estava boa.

Sempre gostei de ciência e a Química pegou meu coração em um período difícil de minha vida ainda no colégio. E da-lhe Eletrólise! Ai, ai... Passava muitos recreios no laboratório. Mexia na coleção "Os Cientistas" de meu pai. Salvei ela da destruição, na verdade.

Mas apesar de tudo não me tornei um cientista. Foi um sonho que mudou. Mais um.

Com certeza Percy Lavon Julian deve ter sofrido mais do que eu. Já pensou: ser negro, ser talentoso? Oh, muitos não iriam mesmo perdoar...

Mas Julian também aprontava das suas, ele tinha uma personalidade bem forte e gostava de um impacto.

O que conta para história, por outro lado, é a personalidade e a obra, e as de Percy Julian tinham valor. Tinham e tem! Segredos das plantas, síntese de substâncias orgânicas em laboratório, alcalóides domesticados, os segredos do rico grão de soja, milhares de produtos industrializados que já fazem parte do dia a dia de toda a humanidade...

Não é para qualquer um! O documentário é dividido em duas partes. É torcer para conseguir decifrar o labirinto que é o site do Canal Futura para saber quando irá passar a segunda parte e torcer para que eles repitam e repitam este documentário, assim como fizeram sobre Charles Chaplin! Mas o mês de janeiro esta acabando e isso não é bom sinal... Ih...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, tudo jóia?
Escreva um comentário e participe.