Voltaire ajuda

Voltaire ajuda

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

UM DESABAFO E UMA PROMESSA

Frederico, o Grande; para Voltaire:
- Foi Bayle quem começou tudo.(*)


Bayle é Pierre Bayle, francês, autor do clássico "Dicionário Histórico e Crítico" ("Dictionnaire Historique et Critique") de 1697.

O "tudo" que Frederico se refere é a Idade Moderna. Pierre Bayle, para mim, deve ter sido tão importante quanto Francis Bacon e René Descartes.

Que o espírito deste e de outros (Locke e Kant, por exemplo) me ajudem a me tornar uma pessoa esclarecida e compreender todo este mundo, e o Brasil em especial, e não me enganar contra os falsos heróis.

A luta continua e a mim vocês nunca enganarão. Luz e Compaixão é a melhor resposta a essa direita que tem medo da água.

Desculpem o desabafo, mas as vezes isso é necessário.
Bom dia
e Boa Sorte!

* Robert B. Down em Obras Básicas: Fundamentos do Pensamento Moderno, publicado pela Biblioteca do Exército - Editora com co-edição da Editora Renes (parte da Coleção General Benício), 1969, Rio de Janeiro.
Tradução de:
Hilda Pareto Soares Maciel e
Maria Celina Deiró Hahn.
(sempre agradecer aos tradutores, sempre! Obrigado!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, tudo jóia?
Escreva um comentário e participe.